Curso Dry Needling
O Agulhamento a seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filiforme (agulha de acupuntura) sobre a pele para o tratamento de pontos gatilhos, dor miofascial, dor muscular, analgesia, regeneração e reparação tecidual entre outros.
Fisioterapeutas utilizam o Agulhamento Seco com o objetivo de liberar/inativar os pontos-gatilhos e diminuir a dor musculoesquelética, neuropática e articular. A pesquisa preliminar apoia que o Agulhamento Seco auxilia no controle da dor, reduz a tensão muscular, normaliza a disfunção bioquímica e elétrica de placas motoras, facilitando um retorno acelerado da função. O Agulhamento Seco pode ser aplicado em músculos superficiais e profundos (Dry Needling superficial, Dry Needling profundo), além de aplicação no modelo neuropático, no modelo Trigger Point e também atua em terapia combinada a recursos eletrofototerapêuticos. (Coffito, 2016)
A técnica se difere totalmente da acupuntura, tendo mecanismos fisiológicos e neurofisiológicos próprios.
Este curso tem o objetivo de capacitar os profissionais a aplicarem atécnica tão logo encerrem o segundo dia de curso.
Ft. Alexandre Lopes Ramos – Urso
Fisioterapeuta (Crefito 3/81453-F)
Mestre em Biologia- Química
Especialista em fisiologia do exercício
Especialista em Artes terapêuticas orientais
Instrutor Oficial – Dynamic tape
Fisioterapeuta da seleção Feminina de vôlei (2010 – 2017)
Campeão olímpico – Londres 2012
Formação em Mulligan, Maitland, Liberação miofascial, Crochetagem, Miofibrolise percutânea, quiropraxia, Isostretching, FNP – Kabat, Kinesiotaping, Dynamic tape, Dry Needling, Pontos Gatilhos entre outras.