A Fisioterapia ortopédica tem o foco voltado para as disfunções dos sistemas osteomioarticular e tendíneo. Atua nas desordens posturais, doenças da coluna, lesões por esforço repetitivo ou no esporte, pré e pós-cirúrgico, traumas, fraturas e suas complicações imediatas e tardias. Possui também um papel importante na área preventiva onde a reeducação dos hábitos posturais é de extrema importância.
Após uma avaliação clínica específica e minuciosa, o fisioterapeuta direciona os objetivos do tratamento e faz uso de diversos recursos, como a eletrotermoterapia, terapia manual, cinesioterapia e orientações básicas para um melhor entendimento de corpo e postura.
A eletrotermoterapia é a utilização de corrente elétrica (TENS ou EENM), calor profundo ou superficial (US, diatermia, bolsa de água quente) ou crioterapia (gelo), com objetivo de promover alivio da dor, facilitar contração muscular, otimizar o processo inflamatório e a reorganização dos tecidos acometidos, contribuindo para a aceleração do processo de reabilitação.

A terapia manual engloba várias técnicas tais como a mobilização articular, mobilização neural, liberação miofascial, liberação de pontos de tensão muscular, estabilização articular periférica e segmentar. Através dessas técnicas busca-se restaurar os movimentos normais das articulações acometidas em conjunto com o restabelecimento da funcionalidade das estruturas neurais e musculares.
Na cinesioterapia utilizamos exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, promovendo a ativação, a flexibilidade e o reequilíbrio muscular necessários para o restabelecimento da função.

 

Indicações:

– Doenças da Coluna
– Entorses
– Tendinites
– Bursites
– Pré e Pós – Operatório
– Traumas
– Fraturas
– Outras doenças ortopédicas